top of page

Memórias Gravadas: a História de Ruth

 

Ruth Sprung Tarasantchi encontrou na gravura em metal o processo ideal para sua expressão artística. Suas imagens despertam nossas emoções e sentidos, em uma espécie de ideário universal dos álbuns de família. Autobiográficas, narrativas, impregnadas pelo universo feminino, pelos costumes e tradições judaicas, pelos personagens que habitam sua memória, as gravuras de Ruth nos transportam no tempo e no espaço.

A cada imagem, a artista revive episódios de sua infância, dos primeiros anos de vida na Iugoslávia, do período da Segunda Guerra Mundial no campo de concentração na Itália, até sua chegada ao Brasil. A narrativa presente em suas gravuras constrói o sentido da imagem, e vice-versa, atribuindo-lhes significado e emoções.

A obra gráfica de Ruth Sprung Tarasantchi envolve toda sua percepção, personalidade, história pessoal, afetividade, desejos e paixões. A gravura é sua forma de estar no mundo, essência e sentido que imprime ao seu fazer artístico.

Na mostra é destacado o álbum "A História de Ruth", obra em processo, que constitui o núcleo de sua criação gráfica desde a década de 1990. Seus mais de 30 anos de dedicação à gravura deram origem a uma numerosa produção, e demonstram, pela diversidade temática, seus vários interesses: família, afetos, paisagens, iluminuras medievais e tradição judaica. O desenho compõe uma das práticas essenciais do seu fazer artístico, e seus cadernos de viagem configuram muitas de suas gravuras – seja pelas paisagens, personagens ou eventos representados.

O segundo núcleo desta exposição apresenta uma breve biografia da artista, ilustrada por documentos, fotos e objetos. As várias atividades desempenhadas por Ruth serão representadas por suas publicações, catálogos, livros, e pelos depoimentos de amigos, para reconstituir as várias facetas da artista, historiadora, pesquisadora e restauradora.

Esta exposição é uma homenagem de seus amigos e admiradores.  

 

Gisele Ottoboni

Curadora Exposição 

bottom of page